-
Arquitetos: Helô Marques
- Área: 220 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marco Antonio
-
Fabricantes: Botteh, Decortiles, Dpot, Jader Almeida, Kohler, Marcenaria WN, Sérgio Rodrigues, Teco Paisagismo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Cliente, que só vem ao Brasil a negócios, já tinha um estilo pré-concebido na cabeça, tanto de estilo, como de métodos construtivos. Seguimos a linha americana de obra, o apartamento que era novo, em um prédio assinado nos jardins, foi todo demolido sobrando apensas vigas e pilares. Toda a planta foi reconstruída em drywall atendendo as configurações concebidas em projeto.
O briefing era que o apartamento como um todo fosse um belo Home Office, onde ele pudesse receber clientes, fazer eventos, etc. Nós fizemos a concepção do projeto, administração da obra, decoração e montagem do apartamento, inclusive comprando toda a roupa de cama e banho, louças, jogos de panelas, e acessórios essenciais para uma recepção sofisticada e elegante. Montamos o apartamento e entregamos pronto para o cliente que nos deu total liberdade.
Todo living foi reconstruído para ser integrado à varanda, cozinha e sala de jantar. Um espaço sofisticado e elegante, com uma base neutra, para valorizar o mobiliário clássico e sofisticado. O estilo americano da vida prática nos permitiu a cozinha totalmente integrada e um apartamento sem lavanderia. As máquinas de lavar e secar ficaram embutidas na bancada da cozinha.
Logo na estrada fica a mesa de trabalho. Optamos por uma mesa assinada, já que ela estaria em lugar de destaque, junto a poltrona Moleca de Sérgio Rodrigues. A varanda virou living e bar. Com um carrinho charmoso e uma mesa gostosa envolvida por um muro verde, deixando o espaço ainda mais acolhedor. Um banco, desenhado em mármore pelo escritório, conecta o bar e o living.
Já que o cliente tem apartamos distintos com estilos típicos de cada país, nesse, optamos por um living com elementos naturais como pedras, mármore, madeira, linho e muito verde, para deixar o estilo bem brasileiro. Criamos uma moldura que foi recheada com artistas, artesãos e designers também brasileiros. Escolhemos flores e plantas práticas pra facilitar a manutenção. O mesmo acontece com o muro verde que tem irrigação controlada.
Um banco baixo em madeira do Jader Almeida divide escritório e living. O cliente quis uma peça mais baixa, inclusive que permitisse que ele transitasse por cima da mesma. A escolha da cortina em linho foi para deixar o apartamento mais acolhedor. A cozinha integrada precisava ser bonita. Por isso fizemos um painel que envolve a TV, a porta para área íntima e se prolonga até a cozinha mantendo a mesma pintura, fazendo um jogo de texturas entre a Laca e o Limestone Baiteg Blue.
A escolha dos eletrodomésticos desenhados por Phillipe Stark, agregam uma linha mais sofisticada corroborando essa integração. Ao invés de balizadores, todo apartamento recebeu iluminação indireta, dimerizável no rodapé. Outra solicitação do cliente, foi um Hall charmoso pra o lavabo, então fizemos um Hall todo revestido em madeira, mimetizando a porta de acesso aos quartos. No lavabo, fomos atrás de revestimentos diferentes e naturais e com valor bom. Descobrimos na Leroy, a Brita, que com a iluminação certa, e a mistura com o mármore, trouxe charme e sofisticação ao lavabo.
No quarto, procuramos trazer fazer um mix de estilos, trazendo nas molduras atrás da cama, um pouco do clássico, contrapondo com a cabeceira mais contemporânea, que traz uma releitura do captonê, com esses gomos marcados. Para colcha, gostamos de inverter o sentido das listras e fazer uma composição com tecidos entrepostos, executados de maneira impecável pela Casa Mineira.
Assim como a cabeceira os criados em madeira nogueira foram desenhado pelo escritório. A Varanda integrada ao quarto cria um canto aconchegante com a bela poltrona Diz do Sérgio Rodrigues, e os quadros da artista Marcella Riani. Os destaques ficam para a Escrivaninha Désqui, da cadeira BEG, de Sergio Rodrigues e a Poltrona e Pufe Moleca, também de Sergio Rodrigues.